Prefeitura Municipal de Nova Itarana

Recursos dos precatórios do FUNDEF não devem pagar Professor

Fonte: IMAP
30/08/2019 às 11h43

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria

O Tribunal de Contas da União julgou no último dia 24 de julho uma solicitação do Congresso Nacional (SCN) para abertura de fiscalização no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

O tribunal alertou os prefeitos que está em vigor decisão que veda pagamento de salários de professores com recursos dos precatórios do Fundef. Os valores devem ser aplicados em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino público de nível básico.

Os recursos dos precatórios devem ser integralmente recolhidos à conta bancária do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que sucedeu o Fundef, para aplicação em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica pública.

As verbas oriundas dos precatórios têm caráter eventual e não podem ser empregadas para o pagamento de salários, abonos ou passivos trabalhistas e previdenciários. Caso isso ocorra, os gestores poderão ser responsabilizados por dano ao erário e descumprimento de norma legal.